Soluções integradas promovem segurança e previnem acidentes

"O uso de tecnologias adequadas, tornam os sistemas de segurança eficientes, garantem a prevenção de acidentes, a integridade de vidas e a preservação de patrimônios de forma eficaz!"

Uma tendência cada vez mais latente da vida moderna e alternativa às residências comuns, é a busca pelas moradias em condomínios, pois, além da praticidade, alia-se o conforto, a privacidade e a segurança, somada ainda a integração com a vizinhança e às opções comuns de lazer.

Entretanto, para tornar-se uma moradia mais segura é preciso observar regras de segurança e também investir em sistemas que contribuam para o bom funcionamento e prevenção de problemas que comumente surgem na vida cotidiana, como o que aconteceu recentemente no condomínio Sports Garden, na Avenida dos Holandeses, em São Luís, onde um incêndio tomou parte do 3º andar do prédio.

Esse, já é o segundo caso de incêndio doméstico em condomínios deste porte apenas este ano, em São Luís. Conforme dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 2016 já foram registrados 6.742 mil focos de calor, dos quais se estima que pelo menos 20% seja de incêndios em edificações.

Os danos causados por um incêndio podem ser incalculáveis. Por isso, algumas empresas e condomínios no Brasil e em outros países, têm investido em sistemas que utilizam a tecnologia para minimizar esses problemas, aumentando a eficiência na detecção e alarme das ocorrências. Em caso de incêndio, o tempo de identificação e alarme é fator decisivo para o salvamento de vidas e preservação do patrimônio.

Para atender essa demanda crescente, já existem soluções no mercado que oferecem avançadas tecnologias na detecção, alarme e combate a incêndio. Através de sistemas integrados é possível realizar o monitoramento em tempo real por meio de centrais habilitadas a detectar qualquer evento ainda em sua fase inicial facilitando a prevenção e o combate.

“São várias as tecnologias e sistemas disponíveis para monitoramento e detecção de incidentes em ambientes internos e externos das empresas e condomínios. Recentemente, foram lançadas tecnologias em que a própria Solução de Monitoramento por Câmeras, conhecida pela sigla CFTV (Circuito Fechado de TV), através do uso de recursos de “Análise inteligente de vídeo” (IVA), por exemplo, consegue identificar sinais de fumaça ou fogo, ajudando a aumentar a eficiência dos sistemas de detecção já existentes. No caso dos condomínios, a principal vantagem é ter uma maior eficiência no monitoramento e detecção de incidentes atrelada a uma menor necessidade de mão de obra, o que se traduz em menores custos”, explica Wendel Freitas, Gerente Comercial da Fonmart Tecnologia, parceira da BOSCH empresa multinacional alemã, que fornece essa solução.

Wendel Freitas explica ainda que, “possuir sistemas modernos e que agreguem essa funcionalidade de análise inteligente dos ambientes ajuda a reduzir a falha humana, além de permitir seu uso para controle de acesso e monitoramento de incidentes através de um ponto centralizado sem a necessidade de rondas realizadas por funcionários”.

Mundo TECH

Essa, e outras soluções tecnológicas, poderão ser conhecidas durante a 1ª Edição do Mundo TECH, evento que será realizado pela Fonmart Tecnologia, no dia 21 de julho, no Hotel Luzeiros. O objetivo do evento é apresentar para os mais diversos segmentos do mercado, soluções disponíveis para melhorar o desempenho, agilidade, eficiência e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados nas áreas da tecnologia da informação, telecomunicações, segurança eletrônica, energia e infraestrutura.

No evento estarão presentes as empresas Avaya, Bosch, Delta Green Tech e Furukawa, que apresentarão soluções tecnológicas que visam reduzir custos e melhorar o desempenho das organizações. Durante a programação, a Fonmart também lançará em São Luís, o TI Clube, clube de benefícios voltado para profissionais graduados nas diversas áreas, com mais de 500 estabelecimentos parceiros em todo o país, entre eles: Wpos, Subway, Centauro, Editora Globo e Hotéis.com. Vale ressaltar que os associados tem acesso a revista do segmento, biblioteca Virtual TILibrary, além de descontos de até 50% em cursos online e convites para participar de congressos, treinamentos, palestras e eventos da área em todo o Brasil.

Comentários