Prefeito de Alcântara participa do segundo encontro do Programa LIDER na cidade de Cururupu

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado da secretária de cultura e turismo, Marcelina Serrão e do padre William Guimarães, participou nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) de novembro, do segundo encontro do Programa Líder, realizado pelo Sebrae na cidade de Cururupu, no litoral ocidental maranhense.

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região, que é rica em diversidades natural e cultural.

O PROGRAMA LÍDER

É uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. É pensando nisso, que a prefeitura de Bequimão enviou representantes para participar do segundo encontro que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira) na cidade de Cururupu.

Para o prefeito de Alcântara, o encontro é importante, mas precisa ser fortalecido com a união dos 11 prefeitos que compõem a região. Durante sua fala no encontro, o gestor destacou a visão individual sobre as riquezas de cada município. “Tenho muito interesse em ajudar desenvolver nossa região, e no que depender de mim, estarei sempre disponível para entrar na luta. Por isso estou aqui para trocar ideias, experiências, para buscarmos uma solução que desenvolva nossa região. Para Alcântara que tem um potencial turístico gigantesco, será muito importante” – destacou Anderson Wilker.

O ENCONTRO

Para acrescentar mais conhecimento aos participantes, o Sebrae trouxe do Estado do Paraná, o ex-prefeito e atual vice-prefeito da cidade de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, fronteira da Argentina para palestrar sobre o Líder, que foi implantado lá e levou resultados importantes para o desenvolvimento da região composta por quatro municípios (dois paranaenses, um catarinense e um argentino) com aproximadamente 35 mil habitantes.

Durante a palestra, Paulo falou dos avanços conquistados pelos quatro municípios, que formaram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, órgão que briga por melhorias na educação, saúde, infraestrutura, saneamento e segurança da região. Além disso, o vice-prefeito paranaense destacou a forma que tem a união dos 11 prefeitos para conseguir investimentos para a região do Litoral Ocidental Maranhense.

“O meu município tem pouco mais de 4 mil habitantes, o menor do consórcio, mas hoje a diferença é muito grande. Primeiro é preciso deixar a vaidade pessoal e esquecer as ideologias partidárias, visando o desenvolvimento de cada município, que consequentimente beneficirá a região por completa”, disse Paulo Deola, que destacou a educação integral de seu município como a principal conquista.  

Após o almoço na quinta-feira foram realizados trabalhos em grupo como dinâmica para criar novas ideias baseadas no desenvolvimento da região. Na sexta-feira, no encerramento, novos trabalhos em grupos alternados foram realizados, já buscando uma marca que represente os 11 municípios da região, aliada à uma frase que provoque investidores.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Líder é uma grande oportunidade que está sendo implantado na região, mas precisa ser levado à sério. "Primeiro é preciso quebrar alguns paradigmas, como por exemplo, fazer com que alguns prefeitos tenham interesse e entendam que  o programa é importante para a região e principalmente para seu município. Seria bom que todos estivessem presentes aqui. Isso aqui não é brincadeira, isso aqui é um produto caro e precisa ser valorizado. A prova disso são as inúmeras vantagens e os resultados obtidos nas regiões sul e sudeste do Brasil. É por isso que estamos trazendo para esta região" - finalizou.

Participaram do segundo encontro, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha (PCdoB), o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro (PSDB), o prefeito interino de Guimarães, Osvaldo Gomes (PDT), ex-prefeitos, secretários municipais, empresários, e lideranças de diversos segmentos de toda a região do litoral ocidental maranhense.

Comentários