Síndrome Down

DONW  NÃO É DOENÇA



 Com certeza você deve ter visto ou conhecido alguém portador da Síndrome de Down. São pessoas diferentes que assim como eu e você completam um mundo cheio de diferenças. Porem é difícil a inclusão do portador como um ser humano natural.

 A cada 700 crianças que nascem. Uma tem a síndrome, problema que não é causado por descuido dos pais, como muitos pensam e nem tão pouco é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Até hoje, a ciência ainda não descobriu o motivos que provocam essa alteração genética, por isso há não como evitar.

 O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
 A única limitação que estas “pessoinhas” encontram em suas vidas é o preconceito, que exclui e pode matar. O pensamento de alguns “perfeitos” deve ser evitado, pois todos nós podemos ter um bebê Down e o que será da nossa vida? Normal. Tenho certeza que viveremos felizes da mesma forma.
 As pessoas portadoras síndrome merecem do nosso amor, carinho e principalmente a inclusão em nossa sociedade como pessoas normais. Feliz Dia da Síndrome de Down!


Comentários

Postar um comentário