Uma das organizações pioneiras no
trabalho com investimento social privado no Maranhão, o Instituto de Cidadania
Empresarial do Maranhão (ICE-MA), vem há 15 anos reunindo empresas maranhenses
dos mais variados ramos, promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável
e participação cidadã por meio da articulação de empresas, pessoas e poder
público. Por iniciativa do Instituto, recentemente, empresários do estado
tiveram oportunidade de participar do evento “Café com Investidores de Impacto
Social”.
O evento, que teve a parceria com a
Associação Comercial do Maranhão (ACM) e a Associação de Jovens Empresários do
Maranhão (AJE), foi o primeiro de uma série de atividades que serão realizadas
em comemoração aos 15 anos da Entidade.
No café, foram apresentadas as
experiências de algumas empresas que estão transformando a vida de milhares de
brasileiros, principalmente os de baixa renda, através da atuação de seus
empreendimentos. É o chamado “investimento de impacto social”, um tema novo
entre o empresariado, mas que vem ganhando destaque no cenário econômico por
apresentar atuações plausíveis à sustentabilidade econômica do negócio, aliado
à geração de emprego e renda, além de incidir sobre uma deficiência social, podendo
transformá-la positivamente.
Para o Gerente de Comunicação da CEMAR,
um dos palestrantes, Carlos Hubert, o maior desafio da Companhia é poder
converter as ações da empresa para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
(ODS). Os ODS foram aprovados em 2015 pela Organização das Nações Unidas e
congregam dezessete objetivos a serem alcançados até 2030.
O coordenador de aceleração da
Artemísia, uma organização sem fins lucrativos, de fomento ao Investimento de
Impacto Social, Renan Rego, que também palestrou, afirmou que o nordeste está
na linha de interesse dos investimentos de impacto social: “O nordeste por ser
uma região que em geral os problemas são cada vez mais complexos, o
endereçamento das soluções de impacto tendem a ser cada vez mais nessa região”,
destacou.
Renan resumiu os passos que
o empresariado deve adotar para o impacto social: Ver quais são os principais
problema sociais do Brasil; Identificar quais os principais problemas sociais
no setor em que a empresa atua e enxergar uma oportunidade de como ele pode
gerar o impacto para a população de baixa renda, seja gerando renda, diminuindo
o custo de transação, seja diminuindo a posição de vulnerabilidade.
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