Mundo das Árvores


Imagem meramente ilustrativa


Uma espécie de árvore começa a raciocinar no Planeta Verde, situado na zona habitável de sistema regido por uma estrela super nova, que equivale ao sol da Terra. Após milhões de anos de sol e chuva, a vegetação começou a evoluir. A fotossíntese já não bastava para alimentação. A cada passo do crescimento, esse tipo de vegetação precisava de comida que sustentasse a nova forma de vida.

Tudo começou há 100 mil anos, quando essas árvores começaram a se distinguir das outras, desenvolvendo hábitos e instintos para garantir a vida. Esta época, conhecida como Era Bege, a prioridade era buscar alimento, água e fazer sexo com outras as árvores para perpetuar a nova espécie. A inocência predominava, mas havia uma carência profunda. Cada uma se virava por si só, porque a companhia aparecia para os atos sexuais.

O planeta das árvores pensantes deu muitas voltas e se passaram 40 mil anos e chegou a Era Roxa. As árvores começaram a pensar e se depararam com os espíritos mágicos. Existiam bons e ruins. Eles que disputavam entre si. Porém todos conseguiam interferir de alguma forma com o funcionamento do Planeta Verde.

Os espíritos ancestrais eram formadores de opiniões e incentivaram as árvores a formarem grupos. As uniões eram feitas pela linhagem reprodutiva e obedeciam às árvores Alfa, tipo que conseguia se comunicar com os espíritos. Havia uma vitalidade e segurança na vida. Mas a superstição atormentava toda vegetação, que nunca sabia como seria o amanhã.

Fortes chuvas atingem o mundo das árvores. Tempo depois, os dias de forte sol passam ser infinitos. O planeta percebe que algo mudou no núcleo. Os dias de sol e chuva aumentaram e outros passaram bem rápidos, chegando a Era Vermelha, 50 mil anos mais tarde.   

As árvores cresceram, ficaram fortes e começaram olhar para dentro de si. Nesta era nasceu o “eu” nos grupos de árvores. Deuses e dragões começam a invadir o Planeta Verde. A espécie de árvore se enche de poder, vira impulsiva, egocêntrica, heroica, imediatista e conquistadora. O planeta virou um lugar em que ninguém confia em ninguém. Oferecendo segurança, algumas árvores que eram mais fortes passam a proteger outras mais fracas em troca da força de trabalho. A troca possibilitava a formação de vários super grupos, como no feudalismo aqui na Terra. A violência e a insensibilidade reinam em confrontos de fortes contra fracos. No entanto, a necessidade de todos era de afeto e carinho.
 
Mais 5 mil anos se passam e a existência das árvores passam  a ter direção e propósito. A violência não dita mais as regras nos grupos, iniciando a Era Azul. Os códigos que a vegetação desenvolveu para nortear a espécie determinam o que era certo. Os canteiros (famílias) eram pequenos grupos que formavam a vegetalidade (sociedade), uma espécie de organização em que todos conviviam e interagiam de alguma forma.

O poder vinha de acordo com a altura, quando maior a planta mais autoridade ela tinha. Mas a culpa por erros contra as divindades mantinha a existência controlada no planeta . Impérios de plantas passam a se formar, árvores fortes implantam monarquias e aristocracias, sustentando a ideia de que manter grupos era a solução. Só tinha uma verdade e quem obedecia estava dentro e quem descumpria estava fora.  

Há 300 anos as árvores pensantes do Planeta Verde passaram a viver a Era Laranja, em que o “eu árvore” se liberta e passa a ser otimista, autoconfiante, independente, analítico e racional. Os seres começam desenvolver estratégias para obter resultados. A curiosidade se desenvolve e a própria existência começa a ser estudada por meio de experimentos. A comodidade aumenta e para garantir isso, às plantas passam a usar a tecnologia que o Planeta Verde permitia existir. O domínio da força de trabalho pela segurança acaba e surgem democracias. Aumenta a autonomia e a vegetação busca um progresso constante, mas fica mecanizada e se acaba dentro de si mesmo. Nesta era, um imenso vácuo distancia  vencedores e perdedores.

O pensamento igualitário, pluralista, sensível e ecológico toma conta da organização das árvores desenvolvidas 150 anos mais tarde. O grupo percebeu que os recursos do Planeta Verde poderiam acabar. Surge um jeito simpático, criativo e amistoso entre todos. Já não existe aquela história de que quanto maior mais forte.  Há cuidado, respeito mútuo e medidas para preservar o mundo. O diálogo predomina, existe paz e harmonia. Essa é a Era Verde, que também traz admiração individual extrema em busca da perfeição, formando sensíveis e insensíveis. 

Há 50 anos, a vegetalidade passou a compreender toda sua cadeia de vida com uma visão sistemática. As hierarquias surgem naturalmente e a prioridade é o conhecimento. A manutenção do todo é base para continuidade da espécie na Era Amarela. Só quem conseguiu viver nesta era foram as árvores que praticaram a autorrealização e entenderam que todos são iguais, mesmo que as coisas aconteçam no tempo correto.  

Essa espécie de árvore tenta a cada dia evoluir para tentar mudar de era mais uma vez. Esta conhecida como Era Turquesa. Várias tentativas foram realizadas, mas a planta cai em um redemoinho que a leva para Era Bege, onde tudo começa outra vez até a Era Amarela. Outras tentativas são feitas e a primeira era volta atormentar.  

Com todo esse esforço, a planta murcha por causa do medo, insegurança, frustração, conflito, sentimento desgovernado, impotência, solidão, vazio e a falta de força de tentar novamente.

No entanto, para voltar a passar por cada era é necessário florescer. E o primeiro passo é entender o motivo de existir. Depois é necessário desenvolver o caráter e os potenciais até alcançar o equilíbrio. Assim a árvore volta a subir os degraus das eras, conquistando o florescimento. Sem esquecer-se de cultivar a capacidade de transformar, contribuir e deixar um legado. Só assim, o sentimento do amor transbordante nascerá, proporcionando a experiência transcendente, que permite a entrada na Era Turquesa, ainda desconhecida pelas árvores do Planeta Verde.

Nós somos as árvores.

Pensamentos  baseados no Workshop Plenitude.

Comentários