Omissão do SEEB-MA permite fechamento de agências bancárias no Maranhão




Apesar de uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que deveria garantir a continuidade de duas agências bancárias do Itaú em São Luís, essas unidades permanecem fechadas desde 26 de fevereiro. 

A liminar, originada por uma Ação Civil Pública do PROCON-MA, não impediu o fechamento das agências do Itaú da Rua da Paz e Cohama. Infelizmente, a decisão não reverteu o cenário para trabalhadores e clientes, prejudicando a todos.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) celebrou a liminar como uma vitória, mas a pergunta que fica é: que vitória é essa se as agências não foram reabertas, e os funcionários continuam desamparados?

A responsabilidade recai na omissão do SEEB-MA, que não agiu no tempo necessário, permitindo um grande prejuízo a dezenas de trabalhadores. A falta de prontidão do sindicato é motivo de crítica, especialmente porque os funcionários afetados estão sem postos de trabalho.

Reginaldo Asckar, funcionário da agência Itaú da Cohama, que foi fechada, e membro da Oposição Bancária no Maranhão, diz que a situação é preocupante. "Só poderemos comemorar, quando/se houver a reintegração dos empregados demitidos e a reabertura das agências fechadas, aí sim seria uma VITÓRIA de fato e de direito!"

A atuação questionável do SEEB-MA não é uma novidade. O sindicato, isolado do resto do Brasil, não participa ativamente das discussões e pautas que visam melhorias para a classe bancária no Maranhão.

Diante desse cenário, a busca por respostas e soluções recai sobre a atuação do sindicato, que será cobrado por toda comunidade bancária.

Comentários