Lavagem de roupa suja e poucas propostas marcam o Debate da TV Difusora

O debate foi mediado pelo jornalista Adalberto Melo e teve transmissão simultânea também pela Rádio Difusora e portal MA10

Oito candidatos a prefeito de São Luís participaram, no final da tarde deste sábado (31), de mais um debate. O confronto foi realizado pela TV Difusora e começou às 17h45, horário diferenciado que não deixou o eleitor acordado até na madrugada para ver as ideias dos postulantes.

A população da capital teve a chance ver os motivos pelos quais Jeisael Max (REDE), Frankllin (PSOL), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Neto Evangelista (DEM), Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos) e Dr. Yglésio Moyses (PROS) querem ser prefeitos de São Luís.

O debate começou com cada candidato explicando o motivo de concorrer ao cargo. Em seguida, eles responderam aos questionamentos dos jornalistas convidados.

O clima ficou tenso quando os candidatos tiveram a oportunidade de questionarem entre si sobre temas pré-definidos pela organização do embate. Mesmo com o assunto definido, pouco se ouviu sobre as propostas e sobrou roupa suja no tanque. Esse cenário é causado por causa de uma semana em que os candidatos gastaram parte do tempo trocando acusações.

A situação piorou no bloco em que os postulantes tiveram que se confrontar com o tema livre. Mais uma vez o debate sobre o futuro ficou de lado e o debate sobre o passado roubou a cena. Quem assistiu teve que ouvir diversas vezes as palavras “Polícia Federal”, “assessor preso”, “contas reprovadas”, “fake news”. Isso sem contar aquela velha história de “eu fiz isso”, “eu implantei aquilo”, “eu resolvi”, “eu destinei”.

Nas considerações finais, momento oportuno para convencer a população, os candidatos continuaram com a lavagem de roupa suja. Também rolou a continuação do “eu fiz isso e aquilo”. A única coisa certa que se ouviu sobre o futuro foi um tal de “vou fazer”, mas ninguém explicou direito o que vai fazer.

A utopia, as histórias que votam mais e troca de acusações marcaram duas horas de debate. São Luís ficou de fora, talvez pelo fato de ter candidatos jovens, candidatos amarrados politicamente e candidatos de pouca expressão.

Quem perde com esse debate somos nós, moradores de capital! Só espero que a população pense e repense sobre o seu voto, porque o bolo tá difícil de ser comido.

Parabéns a TV Difusora por ter cumprido seu papel de forma brilhante.

Comentários