Alimentação correta ajuda a minimizar a Ansiedade

Mais de 18 milhões de brasileiros já foram afetados pela ansiedade durante a pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O transtorno é considerado a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com boletins da Secretaria de Previdência e do Ministério da Fazenda.

O cenário enfrentado pela população mundial nos últimos dois anos foi fator crucial para o elevado índice de pessoas que adquiriram a ansiedade. O medo da contaminação pela Covid-19, a insegurança e incertezas contribuíram para um aumento significativo da doença em todo o país.

Ela chega de forma silenciosa, mas seus sintomas são intensos e reais. A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo possa vir a acontecer.

Benefícios da alimentação saudável

Mas o que a alimentação tem a ver com a ansiedade? A nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza explica que a forma como nos alimentamos tem sérios impactos na nossa vida, não só na saúde física, mas exerce também, forte influência sobre os sentimentos e a alimentação pode amenizar sintomas ruins ou identificá-los. “Não ter controle dos alimentos que ingerimos e o nível de intensidade da ansiedade prova diversos tipos de sintomas como dor de cabeça, dores musculares, problemas gástricos e digestivos, além da obesidade. Insônia, falta de memória, irritabilidade e falta de concentração também podem estar associados a esse quadro emocional”.

Manter uma alimentação balanceada e equilibrada traz inúmeros benefícios à saúde. “Ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e a memória, reduz o cansaço e o estresse, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento precoce da pele, melhora o sistema digestivo e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias”, explica a nutricionista.

Kátia ainda esclarece que não existe uma fórmula mágica para conquistar a saúde mental e o problema exige intervenções multidisciplinares como, por exemplo, a reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, exposição ao sol e uma boa higiene do sono.

 5 alimentos que ajudam a minimizar a Ansiedade

Castanha do Pará – rica em selênio, micronutriente importante para o bom funcionamento do cérebro. O consumo deficiente desse nutriente está associado a quadros de transtornos mentais e de humor, como depressão e ansiedade. Além disso, a castanha do Pará é rica em antioxidantes como a vitamina E, que reduz os níveis de inflamação no organismo (condição bastante comum em pessoas ansiosas. Mas, cuidado: o selênio pode ter efeito tóxico quando administrado em doses exageradas. A quantidade diária recomendada é de 400 microgramas (mcg) por dia, uma porção suprida por apenas três ou quatro castanhas.

Chocolate Amargo - rico em flavonoides, antioxidante com um grande potencial para o tratamento de diversas condições neurológicas e mentais, diminuindo a ansiedade. Porém, para garantir esse benefício, o chocolate amargo deve ter no mínimo 70% de cacau.

Frutas vermelhas e cítricas - ricas em antioxidantes, que contribuem para eliminar substâncias que causam danos às células, inclusive as células cerebrais, proporcionando alívio dos sintomas da ansiedade.

Banana - fonte de aminoácido chamado triptofano. No cérebro, essa substância se transforma em outra, conhecida como 5-HTP, matéria-prima utilizada pelo organismo para produzir serotonina, um dos principais neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

Camomila – possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, além de exercer um efeito relaxante e combate os sintomas da ansiedade.

Comentários